CMDB

Gerenciamento de configuração de banco de dados(CMDB) SysAid mantém o controle de elementos em sua rede de TI, mapeia as conexões entre os componentes da rede e ajuda a prever a influência de mudanças.

Prever os impactos da mudança nos negócios

Alguma vez você já substituiu um servidor e causou horas de inatividade durante o horário comercial? Atualizou um roteador e descobriu que isso afetou todos os PCs do primeiro andar? Em muitos casos, as interrupções de serviço são resultado de um planejamento insuficiente.

Através da construção de um banco de dados de gerenciamento de configuração (CMDB), você pode acompanhar todos os itens de configuração na sua rede e visualizar as relações entre as aplicações, ativos, serviços dos negócios, pessoas - qualquer coisa e tudo em seu ambiente de TI. Isto lhe dá a informação que você precisa para prever o impacto de mudanças nos negócios, e gerenciar a dinâmica da mudança de TI em sua organização.

Automaticamente importa dados em seu CMDB

Em vez de ter que inserir manual e indivídualmente os Itens de Configuração (CI), SysAid permite importar automaticamente os seus bens, produtos de software e itens de catálogo. Outros itens podem ser importados de arquivos CSV para implantação fácil e rápida do CMDB.

 

Um inventário completo de seus ativos

O seu centro de atividades de TI em torno de muitos itens diferentes de configuração: pessoas, computadores, software, infra-estrutura de rede e muito mais. SysAid CMDB permite mapear toda a sua arquitetura de rede, registrando o inventário de todos os tipos como itens de configuração. Ele atua como um armazém central de informações que lhe permite manter o controle de todos os componentes em seu ambiente de TI.

  • Adicionar um número ilimitado de itens de configuração
  • Criar tipos e subtipos e categorizar o seu inventário
  • Personalize mais de 250 campos para descrever os itens de configuração em detalhes explícitos

Análise da Causa Raiz

O CMDB permite que você acompanhe o estado de seus CIs com indicadores visuais intuitivas. Cada CI é representado com um ícone correspondente, estes ícones mudam de cor para refletir incidentes associados, problemas, alterações e alertas de monitoramento.

Por exemplo, o ícone do Servidor A de repente fica vermelha no CMDB. Isso significa que ele chegou a um limite de aviso e requer atenção imediata. Com o mapa gráfico, você pode rapidamente verificar quais elementos de sua rede serão afetados se o Servidor A cair e desenvolver um plano de recuperação para minimizar o impacto.

Criar relações entre itens de configuração

O CMDB permite que você defina as relações entre os seus itens de configuração e visualize-os em mapas gráficos intuitivos. Definindo as conexões físicas (por exemplo, os computadores estão conectados a uma impressora), bem como as conexões lógicas (o processamento da folha de pagamento mensal depende do software de contabilidade), permitindo o planejamento estratégico.

  • Criar um número infinito de tipos de relações entre itens de configuração ("ligado a", "acessado por", "instalado no")
  • Mapear automaticamente as relações entre seus ativos, os produtos de software e itens de catálogo
  • Visualize as interconexões detalhadas entre tudo o que o seu departamento de TI gerencia
  • Identifique os subtipos com seus próprios ícones

Integração completa

O CMDB é totalmente integrado com o resto do SysAid de modo que você pode acessar informações importantes sobre os itens de configuração e consultar os mapas de relação CMDB de dentro do Help Desk. Gestão de Ativos, Tarefas e Projetos, Módulos de Gerenciamento de Problemas e Gestão da Mudança.

  • Acessar o histórico do registro de serviço no help desk para cada CI
  • Vincule todos os bens, os produtos de software e itens de catálogo para o CMDB
  • Anexar CIs em atividades e tarefas
  • Ver mapas de relação a partir de uma mudança ou problema